BLOG
#CuriosidadesIPPEX: Do you know the Panama Canal?
Friday - July 05, 2024
The Panama Canal, one of the greatest feats of engineering in the world, shortens distances between the Atlantic and Pacific Oceans and connects 1,920 ports in 170 countries through 180 maritime routes.

O Canal do Panamá, uma das maiores proezas da engenharia mundial, encurta distâncias entre os oceanos Atlântico e Pacífico e, também, conecta 1.920 portos em 170 países através de 180 rotas marítimas. Em 2023, foi registrado o trânsito de 14.080 navios neste canal, que se estende por 82 km e passa pelo Mar do Caribe.

Economia para as empresas.

Ao encurtar a rota de navegação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, o canal reduz o consumo de combustível e os custos operacionais. Além disso, a diminuição do tempo de viagem permite que as mercadorias cheguem ao mercado mais rapidamente, aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos e melhorando a competitividade das empresas no mercado global.

O Canal do Panamá permite uma eficiência logística significativa para as empresas, permitindo uma melhor gestão das frotas e redução de custos com armazenagem e manutenção de mercadorias. A capacidade de mover navios maiores, como os Neo-Panamax, também contribui para uma maior economia de escala e redução nos custos por unidade transportada.

E qual a sua origem?

O desejo de criar uma passagem marítima entre oceanos remonta ao século XVI, quando, em 1513, o explorador Vasco Nuñez de Balboa, nomeado pelo rei espanhol, realizou uma expedição para atravessar o Istmo do Panamá.
Séculos depois, em 1881, a França iniciou a construção do canal, enfrentando desafios devastadores como febre amarela e malária, o que levou à interrupção do projeto em 1898. Os Estados Unidos assumiram a monumental tarefa em 1904, completando a obra em 1914.

Gostou desse conteúdo?

Este é um mergulho fascinante no universo do comércio marítimo e da engenharia que transformou a geografia global para sempre, trazido à tona pelo IPPEX (Instituto de Planejamento e Promoção do Comércio Exterior), por meio da colaboradora da Faciap, Helena Sperandio.Mais detalhes sobre essa viagem no site RIGJUR .

Para saber mais sobre assuntos como esse, nos acompanhe em nossas redes sociais!

Source: Have Fun With History, Brookings, McKinsey & Compan, Juridico Faciap e pancanal.com/en/