BLOG
Colômbia adotará certificação de origem digital
Tuesday - July 18, 2023
Versão 100% digital, que já é adotada pela Argentina e Uruguai, reduz custos e desburocratiza o processo de exportação

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC) publicou a portaria n° 249/2023 na última sexta-feira, dia 7, dispondo sobre temas pertinentes à certificação de origem e propondo a revisão de algumas minutas da portaria n° 23/2011.

Entre os temas abordados, o texto destaca que a partir de 1º de setembro de 2023 a Colômbia vai implementar a emissão de certificados de origem exclusivamente digitais (COD).

 A Colômbia é o terceiro país a aderir 100% ao COD, buscando a redução de custos e a desburocratização do processo de exportação. Argentina e Uruguai já fazem parte do projeto idealizado pela Associação Latino-americana de Integração (Aladi) e demonstram que a migração completa para a versão digital é segura e vantajosa a todos os operadores de comércio exterior do Brasil.

Para emitir o certificado de origem preferencial para a Colômbia e garantir benefícios fiscais na sua exportação, entre em contato com os especialistas em regimes de origem do IPPEX!

Saiba mais:

Portaria SECEX Nº 249, de 4 de julho de 2023:

Portaria SECEX nº 249, de 4 de julho de 2023 - DOU:

Source: IPPEX/Faciap